sábado, 30 de maio de 2009

As redes sociais são úteis ou não?

"Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das idéias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum." /Wikipedia

Uma polêêmica que tá rolando por aí é sobre as Redes Sociais de Relacionamento na Internet - MySpace, Twitter, Orkut, Facebook... - e a sua utilidade.

Afinal, essas redes são úteis?

Siiiiim!



A maioria dos críticos das redes tem aquele pré-conceito formado de que Orkut, por exemplo, só serve pra futricar na vida dos outros. Quem usa sabe que não é bem assim.
Os anti-Orkut alegam que o site afasta as pessoas, fazendo com que os usuários se viciem tanto que largam suas vidas sociais fora do computador e tudo mais. Eu acho exatamente o contrário.Atire a primeira pedra quem nunca usou o próprio Orkut pra se aproximar de uma pessoa! Sempre tem aquela pessoa que você quer chegar perto, se aproximar e não tem a cara de pau suficiente pra chegar e falar: "Oi, quer ser meu amigo?". É muito mais facil encontrar o profile dela, e adicioná-la [se ela vai aceitar ou não, é outra história] e a partir daí se esconder atras do computador pra começar a criar uma relação, e depois é com você!Eu mesma já fiz isso! Jamais teria coragem de chegar no meu ex-namorado, a gente começou a conversar pelo msn, eai? Pra mim nao foi nada inutil ahahha
Calma, vamos manter o foco.

As redes sociais como eu disse na definição ali do começo do post, é "responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum" ou seja, a partir de uma rede você pode conhecer diversas pessoas que pensam como você e podem trocar idéias, dicas entre outras coisas.Uma pessoa que se acha a mais estranha do mundo por falar sozinha em inglês se sente mais confortável quando olha no Orkut a comunidade: "EU FALO SOZINHO EM INGLÊS" com mais de 10.000 membros.
Foi um exemplo escroto pra dizer que nas redes, voce pode se sentir mais inte(g)rado ao mundo e às pessoas.



















Fora tudo isso, a Internet continua sendo uma forma de além de mostrar quem você é (ou não, mas isso é outra coisa) te possibilita mostrar as suas idéias e trabalhos. O Twitter, por exemplo. Muitos artistas, jornalistas, repórteres, VJ's têm e por váarias vezes eu fiquei sabendo de pautas, notícias e entrevistas antes mesmo delas serem divulgadas na TV ou sites.Pra quem tem preguiça de ler/assistir jornal, muitos twitteiros postam manchetes de noticias do dia com breves comentários ácidos.Criou-se um grande preconceito com o Twitter pora causa do termo "Seguidor". Seguir não quer dizer que voce vai ver uma pessoa escrever "estou indo no banheiro, já volto" ou "acabei de almoçar arroz, feijão, bife, batata frita. a batata estava um tanto quanto gordurosa mas estava gostosa."

NAO! No twitter voce segue mais as idéias e as dicas das pessoas do que a vida dela.
Falta muuita coisa pra falar, mas é muito dificil dissertar sobre uma coisa que voce é 101% a favor.
Vou terminando por aqui então
Beijometwittem :* ahaaa
#Soundtrack: Boom Boom Pow - Black Eyed Peas
Muuito boa né! Volta triunfaal do BEP.
Vi hoje o clipe, é beeem legal. Gostei mais da parte dos closes nos rostos de cada um do que daquela parte toda robotizada ou sei la ahhaaha

3 comentários:

Marcelo disse...

Ah realmente, é um TEMA difcíl de se falar mesmo, mas eu concordo com você 200% e sou a favor da internet 500% HUEAHUEAHU, realmente existem defeitos.. mas para mim são tão pequenos perto de todas as qualidades que esse mundo digitalizado pode oferecer que acaba passando des(a)percebido!

Twitter é uma sacada genial
e Orkut se tornou visceral!

s2

Beijo :*

Alexandre disse...

Com certeza são úteis. É claro que há o lado positivo e negativo. Para mim é muito importante ter orkut para manter contatos de amigos antigos, contatos profissionais, etc.

Bom texto e bom blog.

.....
htt://alexandremouro.blogspot.com

Anônimo disse...

Hey, olá. Vi que tu é favoravel ao orkut e tal, gostaria de saber o que tu acharia de participar de um podcast sobre o orkut. O clima é bem descontraído e tal. Se tu tiver interesse manda um e-mail pra evilbannanas@gmail.com, ou entra http://evilbannanas.blogspot.com/ e comenta. :)

Postar um comentário